Opera Barroca

Opera Barroca

quarta-feira, 4 de março de 2009

Os Maias - Acção

Em Os Maias podemos distinguir dois níveis de acção. Por um lado, temos a crónica de costumes, acção aberta, em que através de episódios da vida romântica apresentam-se retratos da vida social lisboeta do séc. XIX. Por outro lado, temos uma acção fechada, que aborda a história da família Maias, através de quatro gerações; Caetano, Afonso, Pedro e Carlos.
Na acção que narra a família Maia, existe uma intriga secundária que narra a vida de Afonso da Maia, época de reacção do Liberalismo ao Absolutismo; a história de Pedro da Maia e Maria Monforte, época de instauração do Liberalismo e consequentes contradições internas; a história da infância e juventude de Carlos da Maia, época de decadência das experiências liberais. Na intriga principal são retratados os amores incestuosos de Carlos e Maria Eduarda que terminam com a desagregação da família com a morte de Afonso e a separação de Carlos e Maria Eduarda.
Carlos é o protagonista da intriga principal. Teve uma educação à inglesa e tirou o curso de medicina em Coimbra. A educação de Maria Eduarda foi completamente diferente, donde se conclui que a sua paixão não foi condicionada pela educação, nem pela hereditariedade, nem pelo meio. A sua ligação amorosa foi comandada à distância por uma entidade que se denomina destino.
A acção principal d' Os Maias, desenvolve-se segundo os moldes da tragédia clássica; peripécia, reconhecimento e catástrofe.
A peripécia verificou-se com as revelações casuais de Guimarães a Ega sobre a identidade de Maria Eduarda; o reconhecimento, acarretado pelas revelações de Guimarães, torna a relação entre Carlos e Maria Eduarda uma relação incestuosa, provocando a catástrofe consumada pela morte do avô e a separação definitiva dos dois amantes.

2 comentários:

FavaRica disse...

E que tal levar os meninos à Trindade para conhecer o Rufino ao vivo e a cores, heim?

Joana disse...

Reparando ali no comentário em baixo. Uma visitinha de estudo vinha mesmo a calhar agora stôr :P