Opera Barroca

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segunda-feira, 9 de março de 2009

Confronto da educação de Carlos e de Eusébio

Carlos da Maia – Educação à Inglesa
Pedagogo Inglês – Brown
Contacto com a Natureza
“... Correr, cair, trepar às árvores, molhar-se, apanhar soalheiras, como um filho de caseiro...” (pág.57)
Aprendizagem de línguas vivas: Inglês
“... Mostrou-lhe o neto que palrava inglês com o Brown...”
Brincadeiras e divertimento
“Estou cansado, governei quatro cavalos...” (pág.73)
Rigor, método, ordem e disciplina
“...tinha sido educado com uma vara de ferro!...”, “...não tinha a criança cinco anos já dormia num quarto só, sem lamparina...” (pág.57)
Valorização da criatividade e juízo crítico
Submissão da vontade ao dever
“...Ainda é muito cedo, Brown, hoje é festa, não me vou deitar!... Carlos tenha a bondade de marchar já para a cama!” (pág.73)
Desprezo da Cartilha e do conhecimento teórico
“... É saber factos, noções, coisas úteis, coisas práticas...” (pág.63)
“...e pedira-lhe que lhe dissesse o Acto de Contrição. ... Que nunca em tal ouvira falar...” (pág.67)
Exercício físico: ginástica ao ar livre
“...a remar, Sr. Vilaça, como um barqueiro! Sem contar o trapézio, e as habilidades de palhaço...” (pág.58)

Conhecimento prático
Aprendizagens de línguas vivas: Inglês
Formatura em Medicina
Abertura, convivência e tolerância


Eusebiozinho – Educação Tradicional
Pedagogo Português – Abade Custódio
Proteccionismo
“... Passava os dias nas saias da titi...” (pág.78)
Aprendizagem de línguas mortas: Latim
“...a instrução para uma criança não é recitar Tityre, tu patulae recubans...”
Contacto com velhos livros, aprendizagem livresca sem experiência
“... Admirar as pinturas de um enorme e rico volume, «Os costumes de todos os povos do Universo»...” (pág.69)
Super protecção
“...levava ao colo o Eusebiozinho, que parecia um fardo escuro, abafado em mantas, com um xale amarrado na cabeça...” (pág.76), “...nunca o lavavam para o não constiparem...” (pág.78)
Valorização da memorização
“...Que memória! Que memória... É um prodígio!...” (pág.76)
Suborno da vontade pela chantagem afectiva
“...e a mamã prometeu-lhe que, se dissesse os versinhos, dormia essa noite com ela...” (pág. 76)
Estudo da Cartilha
“...a decorar versos, páginas inteiras do «Catecismo de Perseverança»...” (pág.78)
Débil na sua saúde e não tinha actividade física
“...Não tem saúde para essas cavaladas...” (pág.73)

Conhecimento teórico
Aprendizagem de línguas mortas: Latim
Bacharlato em Direito
Isolamento e intolerância

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