Opera Barroca

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quarta-feira, 13 de maio de 2009

Cesário Verde; tendências características em...


O Parnasianismo, como corrente literária, desenvolveu-se a partir de França por volta de 1850.
As principais características:- a reacção contra o romantismo;
- a defesa da objectividade temática;
- a obsessão pela perfeição formal;
- o retorno ao racionalismo e às formas poéticas clássicas; a busca da impessoalidade e da impassibilidade; a arte pela arte.

· Cesário Verde interessa-se pelo real, descrevendo com objectividade a realidade. Pintar os objectos para despertar nos outros ideias e sensações.
· É o poeta-pintor que capta as impressões da realidade. Numa aproximação ao realismo e ao naturalismo. Centra a sua atenção aos pormenores mínimos, servindo para transmitir percepções sensoriais.
· Repórter do quotidiano, é um "pintor" de ambientes; deambulando, propõe uma interpretação da 
cidade de Lisboa
, descreve-a, absorvendo-lhe a melancolia e a monotonia, ao mesmo tempo que projecta nela imagens da mulher formosa, fria e altiva.campo, elogia a vida rústica, plena de canseiras, mas que tem vitalidade e saúde.
· É um poeta do quotidiano, tenta visionar situações vividas no dia-a-dia do meio que o rodeia.
· Como impressionista, procura surpreender o momento em que os objectos «ganham a sua inteira individualidade».
· Cesário consegue traduzir uma realidade multifacetada, através de uma grande plasticidade estética.
· O 
contraste cidade/campo é um dos temas fundamentais da poesia de Cesário. Nessa perspectiva revela o seu amor pelo rústico e natural, que celebra por oposição a um certo repúdio da perversidade e dos pseudo-valores urbanos e industriais. Esta oposição e binómio cidade/campo conduz simbolicamente à oposição morte/vida
. É a morte que cria em Cesário uma repulsa à cidade por onde gostava de deambular, mas que acaba por aprisioná-lo. A cidade é conotada com a doença e com a morte, por oposição, o campo surge como um espaço de energia e de força vital, como fonte de vida e de refúgio.
· O 
tempo
 é um perpétuo fluir e a esperança só é possível para as novas gerações.
· A 
cidade surge associada à mulher fatal e à morte, enquanto o campo se une à imagem da mulher angélica e da vida
. Há uma sexualização da cidade e do campo que incorpora as alegorias da morte e da vida.
· Cesário procura pintar «quadros por letras, por sinais», criando uma pintura literária e rítmica de temas comuns e realidades comezinhas.
· Sensível ao estimulo visual, Cesário procura reter diversas impressões visuais e outras para sobrepor imagens que acabem por traduzir e reiterar a visão do que o rodeia e traduzir a sua inspiração pessoal.
· A obra de Cesário Verde caracteriza-se, também, pela  
técnica impressionista, ao acumular pormenores das sensações captadas e pelo recurso às sinestesias
, que lhe permitem transmitir sugestões e impressões da realidade.
· 
Em Cesário Verde, o campo, ou melhor, a terra, apresenta-se salutar e fértil. Dentro desta concepção de uma terra que se revitaliza, ou seja, no contacto com o campo, o sujeito poético parece reanimar-se, sentindo forças, energias, saúde.
· Do 

1 comentário:

Anónimo disse...

Através deste texto originado por ti poderei ter 20 no teste :D
Obrigadão