Opera Barroca

Opera Barroca

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Algumas linhas de leitura de Frei Luís de Sousa.

O trabalho proposto em aula deverá ser o resultado de uma leitura e entendimento pessoal da obra, versando o tema aceite. Para tal, cada aluno deverá ler as leituras propostas no roteiro apresentado.
P.S. As indicações que se seguem pressupõem a leitura integral da obra.

1. Personagem Madalena
Acto I, Cena I;
Acto I, Cena VIII, vv. 22-38;
Acto II, Cena I, vv. 18-43;
Acto II, Cena I, vv. 89-104;
Acto II, Cena X, vv. 7-23.

2. Personagem Maria
Acto I, Cena II, vv. 25-31, 49-71, 83-93;
Acto I, Cena III;
Acto I, Cena V, vv. 49-53;
Acto II, Cena I, vv. 18-43;
Acto II, Cena II, vv. 19-35;
Acto II, Cena III, vv. 37-44;
Acto III, Cena I, vv. 17-23, 35-51:
A adoração pelo pai, enquanto cavaleiro de Malta.

3. Sebastianismo
Acto I, Cena II, vv. 120-127, 188-207;
Acto I, Cena III, vv. 1-25;
Acto I, Cena V, vv. 15-19;
Acto I, Cena VI;
Acto II, Cena I, vv. 106-118.

4. O feminino / casamento
Acto I, Cena II, vv. 105-119,130-157,178-186;
Acto II, Cena X, vv. 7-23.

5. Tragédia

6. O romantismo
Ver etiqueta caraterísticas do romantismo.

7. O popular
A força da personagem Telmo encerra muito do senso-comum que prefigura o povo e o seu pensar e sentir, assim como a personagem Maria.
Acto I, Cena III, vv. 15-25;
Acto I, Cena V, vv. 15-19.

8. Espaço

9. Tempo

10. O fogo e o seu papel na intriga
Acto I, Cena XI, XII.
Livro pág. 326, Jean Chevalier e Alain Gheerbrant «Livro dos Símbolos».

Sem comentários: