Opera Barroca

Opera Barroca

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

O Barroco

    O Barroco foi um movimento cultural que surgiu na Itália do século XVI e que se espalhou pela Europa. Este movimento refletiu-se num estilo estético e permaneceu vivo no mundo das artes até ao século XVIII (1580-1756). Historicamente, foi uma reação à severidade do período artístico anterior, o Classicismo, e que se desenvolveu após o processo da Reforma Católica. O estilo barroco serviu a Contra-Reforma. Como tendência artística desenvolveu-se tanto nas artes plásticas, escultura, arquitetura e pintura, como na literatura, na música e no teatro. As construções eram caracterizadas por uma liberdade de formas, pela grandiosidade dos monumentos, um excesso de detalhes e adornos e pela utilização da composição dinâmica.

Algumas características:
- época de ostentação e excesso de artificialismo;
- profunda inquietação e angustiante insatisfação interior;
- o homem descobre-se efémero e impotente perante o devir, enquadrado no espírito da contra-reforma;
- assume uma estética do deleite;
- valorização da arte obre o talento, o artificialismo sobre a essência;
- estética da ilusão e fingimento da realidade, a metáfora é o meio por excelência da transfiguração;
- capturar o destinatário pela sua abertura ao deslumbramento, à ostentação, ao deleite;
- captar o receptor com a maravilha do discurso engenhoso, sustentado na profusão de elementos decorativos;
- arte da persuasão, capaz de converter, arrebatar as almas, enlevadas na exaltação da sensibilidade;
- o tema da mudança ligado ao desengano da vida, alude à beleza efémera, à fragilidade e ao nada da vida, desenvolvendo a melancolia, o pessimismo, mascarado pelo artificialismo;
- sátira muito pormenorizada aos vícios da época.

    O catolicismo renovou a sua doutrinação, cumprindo as decisões do concílio de Trento, potenciando a arquitetura religiosa, bem como a difusão da doutrina para impressionar, DELECTARE, doutrinar e ensinar, DOCERE, e a conversão dos fiéis, MOVERE.
    Já na literatura, o que caracterizou o barroco foi o uso do cultismo e do conceptismo. O cultismo baseia-se no jogo de palavras que era exageradamente trabalhado quanto à forma, recorrendo a uma linguagem figurada exagerada. Já o conceptismo desenvolve-se em jogos de raciocínios de ideias, conducentes ao fim desejado, onde a metáfora ganha destaque por excelência. Todos estes elementos serviram de propaganda a uma nova realidade da sociedade da época, que, sob o ponto de vista do espírito da época, o homem era mau e necessitava de ser corrigido. Eram tempos condicionados por guerras e violências. Simultaneamente, essa visão é contrastada com o espetáculo e a festa das cortes e das celebrações litúrgicas dramatizadas. Assim, o barroco caracteriza-se pela tristeza, o efémero e esperança da salvação. O emocional predomina sobre sobre o racional.

Música barroca
Bach; toccata e fuga
https://www.youtube.com/watch?v=ipzR9bhei_o

Vivaldi; Spring, Winter, Storm 










Sem comentários: